SESI Paraíba recebe gestores do Departamento Nacional para alinhar estratégias na área educação

O SESI Paraíba recebeu gestores do Departamento Nacional, na última semana, com o objetivo de conhecer de perto as práticas desenvolvidas na área de educação no estado e fortalecer o alinhamento estratégico entre as unidades regionais e a rede nacional do SESI. A programação incluiu visita ao SESI Museu Digital, em Campina Grande, e à Escola SESI Prata, onde os gestores se reuniram com a direção das unidades escolares e com a equipe de Educação do departamento regional. 

A comitiva do Departamento Nacional contou com a presença do diretor-superintendente do SESI Nacional, Paulo Mól, do superintendente nacional de Educação, Wisley João Pereira, e da especialista em educação do SESI, Andressa Klosovski. 

Durante a visita, Paulo Mól ressaltou que o contato direto com as escolas é fundamental para compreender a realidade local e identificar como o Departamento Nacional pode contribuir para ampliar os resultados. Segundo ele, a agenda permitiu conhecer de perto a gestão das quatro escolas SESI no estado, além de dialogar com diretores e professores sobre desafios e avanços na área educacional. 

“A visita à Paraíba é extremamente importante, porque tivemos a oportunidade de conhecer sobre a realidade das escolas locais. Conversamos com os diretores, vimos como funciona a gestão dessas unidades e de que maneira o Departamento Nacional pode contribuir cada vez mais para fazer com que tenhamos um maior número de alunos e com que a qualidade de ensino seja cada vez melhor. Essa visita é um processo de aprendizado mútuo, e faz com que a gestão seja melhor, tanto do Departamento Nacional, quanto aqui na Paraíba”, destacou o diretor-superintendente. 

 

 

Na área da educação, Wisley João Pereira enfatizou que o objetivo do SESI Nacional é garantir equidade no ensino em toda a rede, assegurando que estudantes tenham acesso à mesma qualidade em qualquer região do Brasil. Ele destacou as boas práticas desenvolvidas na Paraíba, como o trabalho focado na produção de textos, que tem se refletido em bons resultados no Enem. 

“Aqui na Paraíba nós vimos projetos muito fortes, como na área da linguagem, com foco na produção de textos, que tem proporcionado desempenhos louváveis no Enem. Outro exemplo é o LabEnem, que também tem melhorado o desempenho dos estudantes. Esse é o grande intuito da visita, levar boas práticas de um departamento para outro e, ao mesmo tempo, trazer contribuições para fortalecer ainda mais os processos aqui, na certeza de que mudanças virão para o SESI Paraíba, no sentido de garantir ainda melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem e continuar avançando naquilo que tem feito boas entregas”, afirmou o superintendente nacional de Educação, Wisley João Pereira. 

 

 

Durante o encontro, nesta sexta-feira (3), os gestores puderam dialogar com a equipe de Educação do SESI Paraíba e com os diretores das escolas, em um momento de troca de experiências, análise de resultados em comparação com os percentuais nacionais e discussão de estratégias para os próximos anos. 

Na ocasião, a superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira, reforçou que o encontro representou um momento estratégico de alinhamento entre os dois níveis de gestão, e destacou que a presença da equipe nacional contribuiu para aproximar os resultados locais e projetar ações futuras. 

“Esse é um alinhamento estratégico que o Departamento Nacional está buscando em todos os departamentos regionais. Aqui na Paraíba, tivemos dois dias de trabalho com toda a equipe, ocasião em que reunimos todos os gestores das nossas escolas para que pudéssemos nos aproximar dos nossos percentuais, das melhorias para o sistema, de estratégias de matrículas e planejamento para 2026”, explicou a superintendente. 

 

 

A agenda incluiu, nesta quinta-feira (2), uma visita ao SESI Museu Digital, em Campina Grande, para conhecer as ações desenvolvidas pelo equipamento cultural. No local, os gestores puderam conferir a exposição “Encantos de Rio Tinto: Cultura, Indústria e Identidade”, que apresenta a história da indústria têxtil do município de Rio Tinto e as tradições do povo indígena Potiguara. O acervo reúne 10 telas do artista plástico indígena Marcus Paranã, além de recursos interativos, como um quiz cultural e um documentário sobre a resistência dos Potiguaras e a memória do polo industrial têxtil. 

Texto/Colaboração | Igor Batista



Compartilhe

Envie para seus amigos através de alguma rede: