Pesquisadores SESI Sousa conquistam bolsas do CNPq

O projeto da unidade SOUSA, “A síntese de biodiesel com materiais alternativos em ambientes educacionais sem laboratório como prática de Iniciação Científica”, dos alunos Anna Lívia Torres Sarmento, João Bôsco Nazaré Queiroga Neto, Julia Beatriz de Andrade e orientação de Ranniery Felix dos Santos, ganhou o prêmio de Excelência FeNaDante, além de ter os 3 pesquisadores selecionados para receber uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento, o CNPq. Uma SUPER conquista!

O trabalho abordou a relevância da Iniciação Científica como formação cidadã, enfatizando a capacidade de promover o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, através da inter-relação de conhecimentos pela pesquisa e acesso ao conhecimento científico e tecnológico. Para isso, o projeto se baseou em temas como o descarte inadequado de óleo residual de fritura, a obtenção de biodiesel pelo processo conhecido como transesterificação e a falta de equipamentos de laboratório nas escolas. O principal objetivo foi propor alternativas acessíveis para alguns equipamentos utilizados na prática da síntese de biodiesel em ambientes educacionais sem laboratórios, a fim de permitir que estudantes e entusiastas da química realizem essa prática sem grandes prejuízos, promovendo a conscientização sobre a importância da Iniciação Científica na resolução dos problemas socioambientais que enfrentamos.

SOBRE A FEBRACE: A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Os objetivos da FEBRACE são:

→ Estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.

→ Engajar professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

→ Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, através do contato entre os estudantes e professores com a comunidade universitária. Criar uma oportunidade para jovens estudantes brasileiros de entrar em contato com diferentes culturas e com cientistas reconhecidos.